Comunidade Santa Edwiges comemora 25 anos com procissão

Protetora dos pobres e endividados tem legado reforçado por fiéis pelotenses com templo em sua homenagem

Lucas Kurz -

A Comunidade Católica Santa Edwiges, localizada no Centro de Pelotas, completa 25 anos na próxima terça-feira (18). Como celebração, um tríduo é celebrado desde a última quinta-feira para preparação à procissão que ocorre neste domingo, a partir das 19h. Antes, às 18h, ocorre uma missa.

O vice-coordenador da comunidade, Carlos Jorge Ribeiro, destaca a importância do legado de Santa Edwiges para as dificuldades dos dias atuais. Protetora dos pobres e endividados, nasceu em 1174, onde atualmente está localizada a Alemanha. Filha de nobres, dedicou a vida ao cristianismo. Ele destaca uma frase que pode ser aproveitada atualmente. "Ela dizia que 'quanto mais ilustre se for pela origem, tanto mais se deve distinguir pela virtude, e quanto mais alta for a posição social, tanto mais obrigação se tem de edificar o próximo com o bom exemplo'."

O ensinamento, de dar atenção, carinho e ajudar o próximo são legados que para ele devem ser reforçados ainda mais. "O mais importante é trazer a presença e tentar agir como ela agiu", destaca. Ele relembra atividades da Santa, como aproveitar sua posição de nobre para pagar dívidas de pobres e ajudá-los com inserção profissional, como exemplos a serem cada vez mais resgatados.

O tríduo
Os temas do tríduo foram, na quinta-feira, "Santa Edwiges e a escuta"; na sexta-feira, "Santa Edwiges e a caridade"; e no sábado, "Santa Edwiges e a família". No domingo, a programação é a liturgia da missa. Na sequência, a comunidade parte em procissão de sua sede, na rua Cel. Alberto Rosa, 2.225, seguindo até a rua General Neto, indo até a Almirante Barroso, retornando pela Miguel Barcelos e finalizando, novamente, na Alberto Rosa.

A comunidade, com apoio do Banco de Alimentos Madre Tereza de Calcutá e do Banco de Alimentos de Pelotas, ajuda 24 famílias pelotenses mensalmente com alimentação, além de promover brechós e eventos costumeiros, como casamentos, batismos e eventos para crianças.

Entre em contato
Para participar das ajudas, o contato pode ser feito pelo telefone (53) 3026-2050 e pelas redes sociais através do perfil do Facebook, que pode ser acessado em bit.ly/santa-edwiges-pelotas. Além disso, a secretaria atende presencialmente nas terças e sextas, das 14h às 17h, e nos sábados, das 16h às 18h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

HUSFP realiza cirurgia inédita na região em paciente com Parkinson Anterior

HUSFP realiza cirurgia inédita na região em paciente com Parkinson

Feira do Morango abre oficialmente na sexta-feira Próximo

Feira do Morango abre oficialmente na sexta-feira

Deixe seu comentário